ATIVIDADE SÉTIMOS ANOS!
Em 1850, ano da extinção do tráfico negreiro, também foi votada pelo parlamento brasileiro a Lei de Terras. Essa lei proibia a obtenção de terras públicas, exceto se fossem compradas, geralmente por preços altos. Determinou que todo o proprietário registrassem suas propriedades nos Registros Paroquiais. Esse último item atendia aos desejos dos grandes proprietários, com recursos suficientes para registrar suas glebas.
A lei de terra foi votada no mesmo ano que a Lei Eusébio de Queiroz que determinava o fim do tráfico negreiro, isso foi uma ameaça aos latifúndios, que reagiu com a restrição do acesso à propriedade do solo. A terra se transformou em uma mercadoria de alto preço, ficando proibida a doação de propriedades ou de qualquer outra forma de aquisição de bens fundiários que não fosse por meio da compra.
A lei votada pela aristocracia agrária queria garantir o alto custo do registro imobiliário, para impedir que os posseiros mais pobres não tivessem a posse total do solo onde plantavam e também evitar que os imigrantes se tornassem proprietários de terras.
Atividades: Procurar os significados das palavras em negrito no texto, encontrar no caça palavra um pensamento referente ao tema e construir uma frase com cada palavra negritada.
F E L I C I D A D E S
R H O M O S P I E N S
A L O U V Q U E X U Q
S O A M T O M A T E Y
E C N P E R T E N C E
S N W I R M A O H Y K
U E G T R I G O S U L
V T R C A R A D E P A
PRIMEIRA DICA: É RELACIONADO A TERRA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário